Transforme seu micro em VideokÊ. Saiba como aqui!
MusicaOke - Músicas karaokê para seu computador

CLIQUE AQUI PARA GUARDAR ESTÁ EXPLICAÇÃO NO SEU MICRO.
descompate os arquivos e guarde todos na mesma pasta
depois, para ver esta explicação clique no arquivo "real"

Instalando o programa:
- Dê 2 cliques no arquivo de instalação (real_orche.exe) e a instalação se iniciará. Aguarde alguns segundos enquanto o programa faz a extração dos arquivos. Na 1ª tela ("Welcome"), pode clicar em "Next". Na 2ª tela, "Choose destination location", lhe será dada a opção de escolher a pasta em que o programa será instalado. Por padrão, já está marcada a pasta c:\Program Files\Real Orche, mas caso deseje instalar em outra pasta é só clicar no botão "Browse" e selecionar. Clique em "Next". Na 3ª tela, "Select Program Folder" você escolherá o nome da sub-pasta que será criada no menu Iniciar>programas, que servirão para abrir o programa. Se concordar com o nome "RealOrche", clique em "Next". Se desejar outro nome, por exemplo, "Programa de Videokê", é só escrever por cima. Pronto, será iniciada e cópia dos arquivos e ao fim deste processo você já terá em seu computar uma autêntica máquina de Videokê! Para iniciar o programa basta ir em Iniciar>Programas>RealOrche>RealOrche

Usando o programa:
O 1º contato: Após instalar o programa e rodá-lo pela primeira vez, você irá se deparar com a interface inicial do programa, que é pré-configurada para aparecer na 1ª vez (você poderá escolher outra interface posteriormente):

Nesta tela, vê-se diversos botões, com diversas funções, claro. A primeira coisa que precisamos definir é qual layout (interface, é o que chamamos também de "visual", "design") do programa você irá usar. São 7 opções, que você poderá alternar a qualquer momento, de acordo com suas preferências. No entanto, vamos basear nossas explicações no "Default Layout". De um layout para o outro só muda mesmo as posições dos botões, as funções são sempre as mesmas. Para escolher o "Default Layout" clique no botão e na telinha que vai se abrir ("Select Layout") clique em "Default Layout"


Utilizando o programa:
Após clicar no botão "Default Layout", irá aparecer a tela abaixo. Consideramos esta a interface mais "feinha" do programa, mas é a que contém todas opções num modo mais simplificado.

Tela do programa

Funções de cada botão

Neste botões você tem os controles de volume dos diversos periféricos que o programa utiliza, tais como o microfone, placa de som, etc. Tem também alguns visores que mostram sua nota, por exemplo.

Controles de execução. O funcionamento é o mesmo de qualquer outro player de qualquer coisa!

O programa tem um album, onde você pode organizar suas canções preferidas. Cada canção neste álbum terá um número, então, para execulá-la, basta digitar o número correspondente a canção e dar play!

O primeiro botão "desliga" o visor. O 2º e o 3º acionam joguinhos que vem com o programa.

Botões de gravação. Enquanto você canta, pode gravar sua performance para ouvir posteriormente. A gravação é é feita em .wav

No 1º botão você mostra uma tela onde você pode alternar o layout.O 2º é o botão de configuração, onde altera, logicamente, as configurações do programa :-)

Serve para aumentar ou diminuir o "pitch"

Aumenta ou diminui o tempo da música, você pode cantar uma música mais rapidamente ou mais lentamente

Tocando as Músicas:
Agora que você já está mais ou menos familiarizado com as funções de cada botão, vamos ao que interessa: CANTAR! É moleza...
- Clique no botão estilo "eject" dos aparelhos de som (está localizado à esquerda dos controles de execução). Na telinha que vai aparecer, com o título "Little Album", você tem vários opções (algumas serão explicadas mais abaixo). Clique em "Open File...". Agora vá até a pasta de seu HD onde estão armazenados os arquivos .st3 ou .kar que você tem, escolha a música que quer cantar e clique em abrir. Após isso, vai reparar que no quadro "reserved songs" vai apacerer o caminho da música que você mandou abrir. Pois é, ela já está no "Bico do Urubu". Agora é só clicar em OK, em seguida dar "play"... E cantar!!!

Algumas Dicas:
- Agora que você já é expert em abrir e cantar no RealOrche, chegou a hora de descobrir algumas outras vantagens propiciadas por esta interessante maquininha de diversão!

1 - Fazendo seu álbum de canções:
- Com o RealOrche, você pode criar um "Álbum" com suas canções preferidas, de modo que, para acessar estas canções você apenas precisa digitar o número delas no visor. A primeira coisa que você precisa fazer é criar no seu HD uma pasta qualquer, e nela armazenar suas músicas preferidas. Feito isso, abra o programa e clique no botão "Open Album" (é aquele parecido com o eject, lembra?). Agora clique em "Build Album" e na tela que vai se abrir selecione o Drive "C:\" e dê 2 cliques para "abri-lo". Agora vá até a pasta onde os arquivos que você quer adicionar ao album estão armazenados, selecione-a e dê OK! Pronto, agora você notará que na parte superior-esquerda da tela "Little Album", intitulada "Songs", irá aparecer o nome de todas as músicas do seu album. Clique em alguma delas e você verá que mais abaixo, em "Information" irá aparecer algumas informações sobre o arquivo e o número (number) que lhe foi atribuído. Agora, quando quiser cantar uma música, basta então, em vez de ir até o diretório e abri-lá, apenas digite o número da música e dê play! Apenas lembre-se que os números tem 4 dígitos, daí, para tocar a música de número "34", você não deve digitar apenas "34" e sim "0034". Daí é só dar play mesmo e cantar! Ah! Outra opção que você tem é, quando abrir a tela "Little Album", marcar a música que quiser cantar (no campo "songs") e em seguida clicar no botão ">>" que tem ao lado. Daí a música vai ficar no quadro "Reserved songs", à exemplo do que acontece quando você abre a música normalmente, clicando em "Open File". Assim, basta dar ok e a música estará lá, esperando para ser estragada, ops, cantada :-)

2 - Trocando as imagens de Fundo
- Um outro recurso interessante do Real Orche, é o fato de você poder colocar as imagens de fundo que você quiser, desde um simples rabisco feito no paint, até aquela foto da Feiticeira que você adora ficar olhando! Daí, enquanto canta, as imagens, como colírio, vão passando lá na tela :-) É bem simples fazer isso, vamô lá: Primeiramente você deve criar uma pasta qualquer em seu HD, e colocar nesta pasta as imagens que queira que fiquem como plano de fundo. Você pode colocar quantas imagens quiser, apenas atente para o fato de que estas imagens devem estar nos formatos BMP/GIF/JPG/PCX. Com a pasta das imagens feita, clique no botão que tem 2 "setinhas" ( ), uma para cima, outra para baixo. Na telinha que vai se abrir, "Configuration", clique na orelha "images". Mais abaixo, você irá ver as pastas/diretórios de seu HD, selecione a pasta onde estão as imagens que quer que fiquem passando na tela e clique no botão "Add to search list". Em seguida clique em "Apply" e dê OK! Pronto! Nas próximas vezes que for cantar, poderá se inspirar nas suas imagens prediletas!

3 - Faça competições com seus amigos e parentes!
- Finalizando a sequência de dicas para melhor aproveitamento do RealOrche, iremos falar do TicTacToe e do Song12, dois joguinhos que vem no RealOrche para você poder se divertir mais ainda com os amigos, para saber quem cantar melhor. O botão para iniciar o TicTacToe é o 3º da esquerda para direita e para iniciar o Song12 clique no 2º botão.

- TicTacToe > Para ser jogado por 2 pessoas, é um joguinho bem simples. Após abrir o jogo, clique em "close" na primeira tela que irá se abrir ("about TicTacToe"). O Funcionamento é parecido com o jogo da velha, só que em vez de você marcar "O" ou "X", terão dois bonequinhos, um azul e outro vermelho que farão as vezes da "O" e do "X". Combine com seu oponente a cor que cada um será. O primeiro a jogar é sempre o Azul. Bata com o martelo numa das 9 "casas" e na tela que vai se abrir escolha a música que vai cantar e dê ok. (Essa música é necessariamente uma das músicas do "álbum de canções", se você não fez o seu, faça prá poder jogar!). Agora é só soltar a voz. Se ao fim, o programa achou que você cantou bem, seu bonequinho ficará na casinha que você escolheu. Se não, fica tudo limpo. Depois do azul, é a vez do bonequinho vermelho, repita os mesmos procedimentos. E aí vai, quem conseguir primeiro fazer a sequência de 3 bonequinhos na mesma "fila" (diagonal, vertical ou horizontal), ganha, como no jogo da velha

- Song12 > Este pode ser jogado individualmente ou por vários pessoas, mas elas não disputam entre si, e sim contra o jogo. É também bem simples. Após abrir o jogo e clicar em "close", irá aparecer uma tela com 12 imagens. Clique na que quiser e o jogo lhe revelará a música que você terá que cantar (mais uma vez gostaria de lembrar que estas músicas serão escolhidas aleatoriamente dentre as músicas do seu "álbum de canções", caso você não tenha músicas no álbum de canções, o jogo não irá nem abrir). Agora é só soltar o gogó. Ao final da sua performance, o jogo faz a avaliação. Você pode receber uma nota "Bad" ou "Good". A regra é a seguinte: se receber 3 notas "Bad" estará eliminado. Caso consiga cantar todas as 12 músicas e receber apenas 2 Bad, você "zera" o jogo :-)

UFA! Se você teve paciência prá ler tudo e entendeu, pode-se considerar um bacharéu em Real Orche! Agora é só exercer


ImprimiR | FechaR